O CISBRA – Consorcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas realizou entre os dias 14 e 15 de junho, reuniões com os municípios consorciados, com foco na Formação e Fortalecimento de Cooperativas e Associações de catadores de materiais recicláveis.
Na sede do Consórcio, em Amparo, representantes de Serra Negra, Tuiuti, Morungaba e Monte Alegre do Sul, além da cidade sede participaram do encontro. Na ocasião, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e integrantes do Eco Amparo estiveram presentes, apresentando a parceria que já acontece no município.
Em Socorro, no dia seguinte, a reunião aconteceu no Paço Municipal, com a cidade anfitriã e representantes de Águas de Lindoia, Lindoia, Pinhalzinho, Pedra Bela, Vargem e Toledo. Na ocasião, representantes da Cooperativa de Socorro, Corenova, técnicos municipais de Socorro, Pinhalzinho, Águas de Lindóia e Lindoia, explanaram sobre a pauta.
As capacitações fazem parte do Projeto Sebrae, que trata do Planejamento e Implantação de soluções para a gestão e o manejo de resíduos sólidos urbanos, com envolvimento de cadeias produtivas em processos de economia circular, no qual CISBRA, está inserido.
Dados do portal do Governo Federal indicam que cerca 10% dos resíduos gerados nas cidades brasileiras são reciclados. O setor movimenta anualmente quase R$ 12 bilhões por ano, porém, mais de R$ 8 bilhões por ano são perdidos por que muitos materiais não são reciclados.
O Consórcio
O CISBRA é o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas, formado por municípios de pequeno porte, de 6 a 70 mil habitantes, localizados em área de preservação permanente.
A formação do consórcio público CISBRA foi motivada devido à necessidade de solucionar problemas comuns aos municípios participantes, dentre eles: a disposição final dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), já que os aterros sanitários e lixões existentes passaram a fase de encerramento, e a gestão dos RSU (limitações de ordem financeira, deficiência na capacitação técnica e profissional, ausência de política ambiental dificultando o gerenciamento dos resíduos sólidos domésticos, de construção civil e de coleta seletiva);
Atualmente é formado pelas cidades de Amparo, Águas de Lindoia, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pinhalzinho, Pedra Bela, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem, no Estado de São Paulo, além de Toledo, em Minas Gerais.