Pular para o conteúdo principal

Reuniões visando formação e fortalecimento de cooperativa e associações de catadores de recicláveis

Enviado por cisbra em

O CISBRA – Consorcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas realizou entre os dias 14 e 15 de junho, reuniões com os municípios consorciados, com foco na Formação e Fortalecimento de Cooperativas e Associações de catadores de materiais recicláveis.

Na sede do Consórcio, em Amparo, representantes de Serra Negra, Tuiuti, Morungaba e Monte Alegre do Sul, além da cidade sede participaram do encontro. Na ocasião, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e integrantes do Eco Amparo estiveram presentes, apresentando a parceria que já acontece no município.

Em Socorro, no dia seguinte, a reunião aconteceu no Paço Municipal, com a cidade anfitriã e representantes de Águas de Lindoia, Lindoia, Pinhalzinho, Pedra Bela, Vargem e Toledo. Na ocasião, representantes da Cooperativa de Socorro, Corenova, técnicos municipais de Socorro, Pinhalzinho, Águas de Lindóia e Lindoia, explanaram sobre a pauta.

As capacitações fazem parte do Projeto Sebrae, que trata do Planejamento e Implantação de soluções para a gestão e o manejo de resíduos sólidos urbanos, com envolvimento de cadeias produtivas em processos de economia circular, no qual CISBRA, está inserido.

Dados do portal do Governo Federal indicam que cerca 10% dos resíduos gerados nas cidades brasileiras são reciclados.  O setor movimenta anualmente quase R$ 12 bilhões por ano, porém, mais de R$ 8 bilhões por ano são perdidos por que muitos materiais não são reciclados.

O Consórcio

O CISBRA é o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas, formado por municípios de pequeno porte, de 6 a 70 mil habitantes, localizados em área de preservação permanente.

A formação do consórcio público CISBRA foi motivada devido à necessidade de solucionar problemas comuns aos municípios participantes, dentre eles: a disposição final dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), já que os aterros sanitários e lixões existentes passaram a fase de encerramento, e a gestão dos RSU (limitações de ordem financeira, deficiência na capacitação técnica e profissional, ausência de política ambiental dificultando o gerenciamento dos resíduos sólidos domésticos, de construção civil e de coleta seletiva);

Atualmente é formado pelas cidades de Amparo, Águas de Lindoia, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pinhalzinho, Pedra Bela, Serra Negra, Socorro, Tuiuti e Vargem, no Estado de São Paulo, além de Toledo, em Minas Gerais.

 

Solicitar Equipamentos

Solicitar Caçamba

Este site usa cookies para te proporcionar melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de privacidade