O CISBRA e o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Monte Alegre do Sul realizaram a coleta de embalagens de agrotóxicos no dia 05/12/2018, na fazenda APTA, recebendo mais de 1800 unidades.
A ação teve como objetivo a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos, evitando o descarte incorreto. O principal motivo para dar a destinação final correta para as embalagens é diminuir o risco à saúde e de contaminação do meio ambiente.
Neste ano, a ação foi regional, além de receber embalagens do próprio município, recebeu também de cidades da região, como Amparo e Serra Negra.
Quando as embalagens são abandonadas no ambiente ou descartadas em aterros e lixões, esses produtos ficam expostos às intempéries e podem contaminar o solo, as águas superficiais e os lençóis freáticos. Há ainda o problema da reutilização sem critério das embalagens, que coloca em risco a saúde de animais e do próprio homem.
Após o recebimento, as embalagens são encaminhadas ao posto de recebimento de Valinhos/SP e seguem para a central da ADIAESP em Piedade/SP. Chegando lá, as embalagens são separadas e aquelas que passaram pela Tríplice Lavagem são prensadas e enviadas para a reciclagem aonde serão transformados novamente em embalagens de agrotóxicos. Porém, aquelas que não foram lavadas seguem para incineradores próprios e licenciados, cadastrados pelo INPEV para esta finalidade. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE REALIZAR A TRÍPLICE LAVAGEM, garantindo assim o retorno para o ciclo produtivo.
Gostaríamos de agradecer o apoio de todos os parceiros e envolvidos que contribuíram para que a ação fosse realizada.
Acesse a galeria de fotos clicando aqui