No dia 10/8/2016 ocorrerá à quarta edição do “Dia do Campo Limpo” - Coleta de Embalagens Usadas de Agrotóxicos. A entrega deverá ser realizada das 8h00 às 15h00 no Local de Recebimento de Pneus (A.R.I.A), situado na Rodovia SP-360 entre as cidades de Amparo e Morungaba, sob coordenação do CISBRA.
Os agricultores deverão entregar no posto de atendimento as embalagens com o sistema da “tríplice lavagem” com o fundo furado e com seu respectivo rótulo (instruções na figura abaixo). O projeto contempla a Legislação Federal (Lei 9.974 / 2000 e Decreto 4.074 / 2002) que determina que a destinação correta das embalagens vazias de defensivos cabe a todos os agentes atuantes na produção agrícola: desde os agricultores, canais de distribuição/ cooperativas, indústria fabricante até o poder público. No ano passado, mais de mil embalagens foram recolhidas no “Dia do Campo Limpo”. Desde o início do projeto mais de 80 agricultores já foram atendidos.
A data deste ano foi escolhida nas proximidades do Dia Nacional do Campo Limpo comemorado dia 18 de Agosto. Ela celebra os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e reconhece os elos da cadeia do Sistema Campo Limpo (agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e Poder Público). Em torno dessa data, a celebração do DNCL é estendida às comunidades locais, por meio de ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades, encontros com autoridades locais etc., no intuito de levar à região do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente.
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – INPEV, entre 2002 e 2014 foram retirados do meio ambiente, mais de 390 mil toneladas de embalagens vazias de defensores agrícolas. Em 2015, 45 mil toneladas do material foram retiradas de circulação. Tais números tornam o país uma referência na logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos. Estima-se que atualmente, 94% das embalagens plásticas primárias (aquelas que entram em contato direto com o produto) sejam retiradas do campo e enviadas para a destinação ambientalmente correta.