No dia 29 de outubro foram divulgados os projetos vencedores da primeira edição do Programa de Boas Práticas na Gestão de Resíduos, que contempla com máquinas e /ou equipamentos municípios consorciados que praticam ações em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano de Gestão Integrada do CISBRA.
Entre as cinco propostas recebidas e habilitadas, foram selecionados dois projetos: “Melhoria da Produtividade da Cooperativa Renascer em Morungaba” e “Vira Adubo – Compostagem de Resíduos Orgânicos do Município de Socorro”. No total eles receberão cerca de R$ 140 mil em equipamentos do CISBRA para melhoria de suas tarefas.
Os projetos vencedores foram pontuados nos mais de 50 critérios pré-estabelecidos no edital do concurso e prezam, principalmente, pelo uso sustentável, racional e eficiente dos recursos naturais; a não geração, a redução, reutilização e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos; pela preservação e melhora da qualidade do meio ambiente; inovação; aplicabilidade e pela promoção da inclusão social e melhorias das condições dos catadores.
A Analista Ambiental do CISBRA, Sandra Dimis, comenta que o Programa Boas Práticas é importante por incentivar o tripé da sustentabilidade, “as ações escolhidas possibilitam a inclusão socioprodutiva, a geração de renda e uma série de benefícios ambientais, pois retiram dos aterros parte dos resíduos que seriam perdidos, proporcionando a eles a possibilidade de reciclagem e a compostagem”.
Os equipamentos devem ser entregues no bimestre do próximo ano.