Você já ouviu fala da Hipótese Gaia? Seu criador foi o biólogo inglês James Lovelock e traz a ideia de que a Terra é um grande e único organismo vivo, auto regulado, visando a preservação da vida planetária. O ser humano seria só um dos fatores levados em conta por Gaia nessa regulação. Se um fator ameaça o equilíbrio da vida planetária forças são desencadeadas para neutralizar. Forças que muitas vezes estão além da compreensão humana e que envolvem o planeta como um todo, como o clima, epidemias, geologia, vulcanismo, furacões, etc A hipótese Gaia está sendo desenvolvida atualmente com a inclusão dos conceitos de Antropoceno e Natureza pelo Antropólogo francês Bruno Latour o qual vislumbra a possibilidade de um colapso da vida humana na Terra
Clima extremo, tanto nas altas, quanto nas baixas temperaturas, desastres naturais cada vez mais comuns. A Hipótese Gaia ajuda a explicar um pouco do que é isso. Elaborada em 1.979, portanto há 43 anos, a hipótese aponta que o Planeta Terra é um organismo vivo que abriga a nós, humanos, e possibilita a vida de todos os seres fornecendo oxigênio, água e os seres vegetais, base alimentar de todo a cadeia vital.
Alguns cientistas enxergam a possibilidade de que os desequilíbrios causados pelo Homem possam estar levando à sexta extinção da vida no planeta. Significa que saímos do Holoceno e entramos no Antropoceno onde toda a vida planetária é ameaçada pelo atual modo de vida dos humanos.