Ocorreu na manhã da última terça-feira (29/11), no auditório do Parque Ecológico, o encontro proporcionado pelo CISBRA e pelo GAIA SOCIAL/VIRASER entre as cooperativas de catadores de materiais recicláveis da região do Circuito das Águas. Estiveram presentes os representantes da ASCORSI (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira), RENASCER (Cooperativa dos Trabalhadores em Reciclagem de Morungaba), COOPERPOSSE (Cooperativa dos Coletores de Materiais Recicláveis de Santo Antonio de Posse) e da RECICLA SOCORRO (Associação Recicladora de Socorro).
O objetivo geral da reunião foi de organizar ações coletivas para captar recursos e parceiros, tendo em vista o desenvolvimento das unidades, além de, apontar o potencial de geração de resíduos sólidos recicláveis nos 12 municípios da área de abrangência do CISBRA e de validar o Diagnóstico Rápido das 4 organizações.
Para isto, o evento foi dividido em duas partes. A primeira contou com as palavras de aberturas proporcionadas pelo Superintendente do CISBRA, apresentação do programa VIRASER e programação do encontro pelo GAIA, um filme de Sensibilização e apresentação do diagnóstico realizado pelo grupo e pelo Consórcio. A segunda parte foi destinada para trabalhos em grupos e apresentação dos requisitos para a captação de recursos
Durante o evento os cooperados/associados trocaram experiências do dia-a-dia nas unidades e tiveram a chance de conhecer mais sobre o convênio que o CISBRA e o GAIA firmaram para o desenvolvimento local. Ao final do encontro as cooperativas/associações receberam um certificado de participação.
O GAIA Social é uma Associação sem fins lucrativos que há 26 anos atua em parceria com o setor público e privado no entorno de grandes empreendimentos, tendo em vista um Desenvolvimento Local e Regional Sustentável que atenda as demandas das comunidades com planejamento e implementação de programas e projetos.
O VIRASER, por sua vez, é um programa do GAIA Social, criado em 2010, para promover a implantação da PNRS - Lei 12.305/2010 com o foco no desenvolvimento das Centrais de Triagem, tendo em vista a inclusão sócio produtiva do coletor de material reciclável, o cumprimento da Logística Reversa e o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos.
Contribuições e benefícios do Programa VIRASER:
À Empresa: Atender aos requisitos da Lei 12.305/2010, bem como ao decreto 7.404/2010, Legislação estadual e acordos setoriais de coalização para o cumprimento de Logística Reversa de embalagens pós-consumo. Geração de relatórios de resultado de produção com rastreabilidade de documentos comprobatórios;
Ao Poder Público: Auxiliar na implantação e/ou gerenciamento do Plano Municipal de Gestão integrada de resíduos Sólidos e desenvolvimento das Centrais de Triagem para que se tornem prestadores de serviços ambientais na coleta, triagem e destinação correta dos resíduos sólidos urbanos;
Às Cooperativas: Consultoria e acompanhamento técnico na Sustentabilidade de organizações de coletores de material reciclável para desenvolver suas atividades: com regularidade institucional; autogestão (administrativa, financeira e organizacional); geradora de trabalho, aumento de renda e condições adequadas de saúde e segurança para atingir resultados sociais, econômicos e ambientais crescentes;
À Sociedade: Informar e mobilizar a população em geral por meio de Ações Educativas visando o seu efetivo engajamento nas práticas voltadas para o Consumo Consciente.
Segundo dados do CISBRA, os 12 municípios que o integram, enviam para o aterro sanitário (enterram!), 2097 toneladas de materiais potencialmente recicláveis a cada mês, ou seja, 34,51% dos resíduos gerados pelos municípios dentro do CISBRA poderiam ter sido reaproveitados/reciclados, incrementando R$ 12,4 milhões/ano na economia da região.
O próximo passo do convênio é diagnosticar/listar as demandas das cooperativas/associações e iniciar os procedimentos para a captação de recursos.