Pular para o conteúdo principal

CISBRA cria programa de incentivo às boas práticas municipais para a gestão de Resíduos Sólidos

Enviado por cisbra em

Apresentada na 54ª Assembleia de Prefeitos, a Resolução que institui o Programa de Incentivo às Boas Práticas Municipais para a Gestão de Resíduos Sólidos foi aprovada por unanimidade e beneficiará projetos ainda neste ano. A medida objetiva a aplicação de recursos do CISBRA em ações municipais que estimulem soluções socioambientais para o tratamento de resíduos sólidos.

Como funcionará?

    Anualmente o CISBRA lançará o Regulamento do Programa estipulando prazo para que os gestores dos municípios consorciados enviem seus projetos. Estes devem estar em consonância com os objetivos da Lei Federal n º 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Lei Estadual nº 12.300/2006 (Política Estadual de Resíduos Sólidos) e Plano Regional de Gestão Associada e Integrada de Resíduos Sólidos para a Região do Circuito das Águas, principalmente no que tange ao uso sustentável, racional e eficiente de recursos naturais; a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento e disposição ambientalmente adequada dos resíduos sólidos; preservem e melhorem a qualidade do meio ambiente; reduzam a quantidade e nocividade do lixo; estimulem a cooperação e promovam a inclusão social de catadores e serviços de coleta seletiva, entre outros.  Após julgamento da Comissão Especial, os melhores projetos serão contemplados com máquinas e/ou equipamentos do CISBRA sem nenhum custo às prefeituras. Para 2021, a expectativa é que o consórcio invista cerca de R$ 180 mil em recursos no Programa de Incentivo às Boas Práticas.
    “É uma forma de também estimular que os governos municipais coloquem em prática boas ações para a gestão de resíduos. A proposta foi muito bem recebida pelo presidente Carlos Alberto Martins e tenho percebido que existe interesse de todos os prefeitos em promover as melhores práticas. Então é bom momento para o consórcio atuar como parceiro nesses projetos”, afirmou o Superintendente do CISBRA, Vinícius Pagani de Melo.  Ele coloca ainda que um outro objetivo do Programa é de estimular a troca de experiência entre os municípios. “Uma boa ação que é colocada em prática em alguma cidade pode ser replicada com mais facilidade em outras, criando uma série de benefícios para toda a população da nossa região”.

    O município contemplado deverá, anualmente, prestar contas ao CISBRA sobre a utilização do equipamento/máquina e sobre as ações do projeto. O Regulamento de 2021 deverá ser apresentado no próximo dia 14/09/2021, na Reunião Técnica entre Consorciados que será realizada na cidade de Águas de Lindóia.

 

 

Solicitar Equipamentos

Solicitar Caçamba

Este site usa cookies para te proporcionar melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de privacidade