A temporada festiva, embora repleta de alegria, contribui para o acúmulo de lixo, impulsionado pelo consumo excessivo de embalagens, papel de presente e produtos descartáveis.
O descarte inadequado e a sobrecarga nos sistemas de coleta são desafios enfrentados pelas cidades durante o Natal e Ano Novo. O impacto ambiental desse aumento na geração de resíduos destaca a urgência de práticas mais sustentáveis e a conscientização sobre o consumo responsável e a redução do desperdício.
O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra) age, durante todo o ano, para ampliar a educação ambiental, envolvendo a população em ações que promovam a reciclagem e a reutilização de materiais. Cabe, contudo, a cada um: escolher presentes sustentáveis, optar por embalagens recicláveis e praticar a separação correta dos resíduos. Esses são passos simples, mas eficazes, para enfrentar esse desafio sazonal.
Ao promover o consumo consciente, podemos transformar as festividades de fim de ano em celebrações não apenas de alegria, mas também de responsabilidade ambiental.
O Cisbra é formado pelos municípios de Amparo, Águas de Lindóia, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pinhalzinho, Pedra Bela, Serra Negra, Socorro, Toledo-MG, Tuiuti e Vargem.