Pular para o conteúdo principal

II Forum do Lixo

Enviado por cisbra em

A equipe do CISBRA  composta por Hilario Piffer Junior, Marli Maioral, Sandra Cristina Dimis Santos e Rafael William Ferreira, participou do II Fórum do Lixo na cidade de Itapira no dia 27/11/2012.

Após o cumprimento do protocolo, a presidente do Condema de Itapira, Maria Odete Mello, deu início aos trabalhos  falando sobre os desafios que envolvem a questão do lixo para os próximos anos, colocando como principal objetivo, a busca por soluções para a diminuição da produção do lixo, bem como formas alternativas para coleta e destinação correta dos resíduos sólidos.

Em seguida houve apresentações e os palestrantes dissertaram  sobre os seguintes temas: Reflexões sobre consumo, vida urbana e sustentabilidade. A Professora e Doutora Sylmara Lopes traçou um breve histórico do modelo econômico consumista que impera atualmente, que teve início com a revolução industrial e a produção e consumo em massa, modelo este que se estende de forma ainda mais agressiva até hoje. Segundo a catedrática, um novo modelo de não consumo, de não geração de lixo e de reaproveitamento de bens precisará ser pensado.

Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias

“Da forma como estamos o planeta não vai suportar. Este modelo de compre/use/descarte não vai durar mais por muito tempo, até porque os recursos naturais da terra são limitados. Não adianta termos uma política do consumo ilimitado, se nossa casa, o nosso planeta é limitado. Precisamos repensar nossos estilos de vida, nossa maneira de viver e de forma rápida, pois o planeta já começa dar sinais deste desgaste”, explicou.

Em seguida foi a vez do professor  Dan Moche Schneider, que fez uma breve abordagem sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lançando as novas diretrizes para coleta e tratamento do lixo. Segundo Schneider, a reciclagem de matérias deve ser a prioridade de qualquer governo, reaproveitando em até 70% do que é jogado no lixo atualmente.

Dan Moche Schneider

“O modelo perfeito seria o encerramento dos lixões, o fortalecimento da coleta seletiva e o tratamento correto dos rejeitos através dos aterros ou biodigestores, diferentemente dos incineradores, modalidade muito criticada em países desenvolvidos e que tentam implantar no Brasil como modelo viável. Os incineradores, além de poluir o ar, a água e o solo com as partículas que saem dos gases resultantes da queima do lixo, ainda competem diretamente com os catadores na busca pela matéria prima que são os recicláveis. Desta forma, você deixa de gerar renda para gerar mais poluição”, explicou.

O próximo tema foi o andamento dos trabalhos do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas. Hilário Piffer Junior, Superintendente do Consórcio, realizou uma explanação sobre o  funcionamento e as vantagens dos municípios aderirem ao consórcio. Aproveitou a presença do prefeito eleito Paganini, para demonstrar que o modelo pode ser ecológica e socialmente correto.


Hilário Piffer Junior

“O Consórcio foi criado em 2010 e hoje é composto por 12 cidades, todas elas aptas a irem buscar recursos junto aos governos para a destinação correta do lixo. O Consórcio surgiu como alternativa aos antigos lixões. Hoje, estamos buscando a  gestão eficiente do lixo reciclável, dos rejeitos, do descarte oriundo da construção civil e até mesmo do lixo hospitalar. Isso fará a diferença, principalmente em cidades cujos aterros sanitários já chegaram em sua capacidade máxima. Sei que Itapira ainda tem um tempo de vida útil em seu aterro, mas logo terá que pensar em uma outra saída. É justamente neste sentido que o Consórcio se mostra como a melhor alternativa”, explicou Hilário.

Encerrando as atividades do II Fórum Municipal do Lixo, a responsável pela Associação dos Catadores dos Resíduos Sólidos de Itapira (ASCORSI), a educadora ambiental Mariah Arruda, apresentou a todos os resultados do projeto Coleta Seletiva Solidária, desenvolvido pela associação desde maio de 2005. Após a apresentação dos palestrantes, os microfones foram abertos para as questões do público em geral.

Solicitar Equipamentos

Solicitar Caçamba

Este site usa cookies para te proporcionar melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de privacidade