Com a chegada do inverno, surge o desafio de conciliar o aconchego da estação com a preocupação com o meio ambiente. Muitas vezes, é mais difícil ser sustentável durante esse período, com banhos mais demorados, aumento do consumo de energia elétrica e dificuldade em realizar atividades ao ar livre. Todavia, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra), em sua missão de promover a educação ambiental a todos, destaca pequenas atitudes que podem fazer a diferença.
O consumo de energia cresce bastante nessa época do ano, por isso, não postergue aquela troca das lâmpadas normais pelas de LED, mais duráveis, que consomem menos e iluminam mais. Também é hora de reduzir o tempo no banho. É tentador mudar a chave do chuveiro para o modo inverno, mas isso também aumenta o consumo significativamente.
Por mais que a gente se esconda sob as cobertas no frio, o inverno é uma boa oportunidade para nos conectarmos com a natureza. A estação é um momento propício para o plantio de hortaliças, gerando economia e melhorando a qualidade da alimentação. Escolher frutas da estação também é uma ótima pedida. Sempre que possível compre de produtores locais. Isso valoriza o pequeno produtor e favorece a economia circular.
Reduzir é um dos pilares da sustentabilidade. No inverno, essa máxima continua. A tendência é que nos alimentemos mais. Portanto, monitore e reduza a quantidade de embalagens do que você consome.
Por fim, sempre que possível, pratique a solidariedade: doe roupas e cobertores que você não utiliza mais.
Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos, e o inverno é uma oportunidade para fortalecermos nossa conexão com a natureza.
O Cisbra é formado pelos municípios de Amparo, Águas de Lindoia, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pinhalzinho, Pedra Bela, Pedreira, Serra Negra, Socorro, Toledo-MG, Tuiuti e Vargem.