Nessa manhã de 24 de abril, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (CISBRA) recebeu a sua mais nova conquista: uma unidade móvel de processamento de resíduos de construção civil (RCC). Fruto do Programa SP + Consórcios, veiculado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e pelo Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).
Com capacidade de triturar cerca de 80 toneladas por hora, a usina trabalhará de maneira itinerante nos municípios consorciados, conforme a demanda. O equipamento é um caminhão tipo cavalo mecânico conjugado a um equipamento móvel de reciclagem de resíduos de construção civil. O produto desse processo serve como suporte para pavimentação urbana, além de produzir areia e pedra para diversas utilizações.
Com a chegada da usina móvel, o consórcio visa aprimorar a gestão dos resíduos de construção civil, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e para a promoção da economia circular na região.
O Cisbra é formado pelos municípios de Amparo, Águas de Lindóia, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro, Toledo-MG, Tuiuti e Vargem.