Pular para o conteúdo principal

CISBRA assume a suplência da coordenação da Região Sudeste no Fórum Nacional dos Secretários e Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos

Enviado por cisbra em

Em busca de representatividade e de aprimoramento do diálogo para uma articulação mais eficiente, gestores públicos instituíram nesta terça-feira, 29, o Fórum Nacional dos Secretários e Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos. O encontro foi realizado na sede da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília/DF, e contou com a participação de representantes municipais e de entidades ligadas ao setor.

Na abertura do evento, o vice-prefeito de São Luís/MA, Júlio Pinheiro, destacou a criação do Fórum como “um marco histórico” que, segundo ele, “vai permitir compartilhar experiências e trabalhar por posicionamentos”. Atualmente, a vice-presidência de Resíduos Sólidos da FNP é ocupada pelo Prefeito de São Luís/MA, Edivaldo Júnior.

Reconhecida pela vocação de apoiar, formar e consolidar grupos interessados nas pautas municipais, a FNP foi uma das entusiastas também para a criação do Fórum de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos. Segundo o secretário-executivo da entidade, Gilberto Perre, a pauta é estratégica e deve ser tratada em sua universalidade. “A zeladoria das cidades é o tema que está carecendo de maior debate hoje, do ponto de vista do federalismo fiscal e do financiamento. Se os atuais dilemas não forem equacionados, termos um colapso, com dívidas cada vez maiores e empresas suspendendo serviços”, alertou.

Para Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), a instituição do Fórum, além de uma oportunidade de cooperação, também reforça a necessidade de pautar permanentemente a gestão de limpeza urbana e manejo de resíduos nas cidades. “Essa é uma agenda transversal, dinâmica e integrada com várias outras áreas da administração municipal. E são vários os desafios. Como priorizar a diminuição da geração de resíduos? Como incluir os processos de reciclagem?”, pontuou.

O presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Marçal Fortes, e o representante da Agência de Cooperação Alemã (GiZ) também compuseram a mesa de abertura.

A programação da reunião contemplou, ainda, uma discussão sobre a situação e os impactos da Repercussão Geral no Supremo Tribunal Federal (STF) do Recurso Extraordinário nº 847.429, que questiona a modalidade de cobrança realizada por Joinville/SC.

De acordo com a assessora técnica da FNP, Ingrid Freitas, na audiência realizada com a ministra Carmén Lúcia, atual relatora do recurso, em 1º de outubro deste ano, a entidade defendeu a importância do tema para os municípios brasileiros de forma a garantir segurança jurídica e a sustentabilidade econômico-financeira dos serviços. “A estratégia da FNP junto à ministra foi sensibilizá-la para solicitar que o recurso seja pautado no Plenário do STF. Além disso, para contribuir com os debates no Plenário, solicitamos ingresso da FNP como amicus curiae”, afirmou.

DIRETORIA
A reunião desta terça-feira também marcou a eleição e posse da diretoria do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos. Carolina Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís/MA, que estava em caráter interino, assumiu como presidente do grupo.

“Políticas de gestão bem implementadas dão resultado. E é isso que devemos buscar. Consolidar entendimentos em busca de atender às peculiaridades de cada município, levando em conta suas habilidades e competências, sempre com a visão de dialogar com toda a estrutura de governo”, declarou a presidente eleita.

Além de Carolina, também tomaram posse: Paulo Farias (Manaus/AM), Vice-Presidente; Bruno Rodrigues (Maricá/RJ), Secretário Geral; Sidnei Aranha (Guarujá/SP), Secretário Geral Suplente; Claudiomar Rosa da Silva (Macapá/AP), Coordenador da Região Norte; Gustavo Torres (Maceió/AL), Coordenador da Região Nordeste; Sávio Rodrigues Calaça (Aparecida de Goiânia/GO), Coordenador da Região Centro-Oeste; Frederico Arthur Souza Leite (Itabirito/MG), Coordenador da Região Sudeste; Celso Alves de Araújo (Guarapuava /PR), Coordenador da Região Sul; Katia Regina Casula (Ji Paraná/RO), Coordenador Suplente da Região Norte; Jonny Costa (Natal/RN), Coordenador Suplente da Região Nordeste – Jonny Costa – Natal/RN; Marta Arce de Brito (Jandaia/GO), Coordenadora Suplente da Região Centro –Oeste; João Batista Preto Godoy (Consórcio Cisbra), Coordenador Suplente da Região Sudeste; e Raul Schramm Filho (Blumenau/SC), Coordenador Suplente da Região Sul.

Alternativas de custeio do sistema de limpeza urbana; tarifa de lixo; logística reversa; prazos de encerramento de lixões no país e consórcios para regionalizar a gestão de resíduos estão entre as pautas definidas como prioritárias para atuação do Fórum.

Solicitar Equipamentos

Solicitar Caçamba

Este site usa cookies para te proporcionar melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de privacidade