Pular para o conteúdo principal

Cerca de 1/3 do solo do planeta está degradado. Como proteger e recuperar?

Enviado por Comunicação em

O solo é um dos recursos naturais mais importantes do planeta. Ele é responsável por sustentar a vida de milhões de seres vivos e é a base para a produção de alimentos. No entanto, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), um terço do solo do mundo está degradado. Esse dado é alarmante, já que a degradação do solo pode levar à perda de biodiversidade, aumento da desertificação, poluição das águas e redução da produtividade agrícola.

A boa notícia é que existem ações simples para proteger e recuperar o solo. Veja algumas delas:

  • Evitar o desperdício de alimentos, já que a produção de alimentos requer a utilização do solo;
  • Utilizar técnicas de plantio sustentáveis, como a rotação de culturas e o uso de adubos orgânicos;
  • Evitar a compactação do solo, que pode ocorrer quando se trafega com veículos pesados sobre ele;
  • Evitar o uso de produtos químicos prejudiciais ao solo e à biodiversidade;
  • Proteger as áreas de floresta, essenciais para a conservação do solo.

 

É importante lembrar que a degradação do solo é um problema global. Por isso, é fundamental que cada um faça a sua parte para proteger e recuperar o solo. Se todos nos conscientizarmos e adotarmos práticas sustentáveis em nossa rotina, podemos contribuir para um futuro mais saudável para o planeta.

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra) é formado pelos municípios de Amparo, Águas de Lindóia, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pinhalzinho, Pedra Bela, Pedreira, Serra Negra, Socorro, Toledo-MG, Tuiuti e Vargem.

Solicitar Equipamentos

Solicitar Caçamba

Este site usa cookies para te proporcionar melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de privacidade