Quinta-Feira, 23 de novembro de 2017 | login

Evento - Dia do Campo Limpo - 2017

sex, 04/08/2017 - 09:52 -- consorcio

De iniciativa do CISBRA, o dia do campo limpo realizado no dia 02/08/2017, recebeu mais de 1700 embalagens de agrotóxicos. Neste ano ocorreu número recorde de recebimento devido à intensa divulgação que se iniciou desde abril deste ano.

A ação de realização do CISBRA, SAAE e Prefeitura de Amparo, contou com patrocínio do Sindicato Rural e Laboraves e apoio do parque Ecológico de Amparo, CATI e Rádio Onda Futura.

Importante para o meio ambiente, a ação visa a retirada das embalagens que teriam os mais diferentes destinos, como fogo, aterramento ou rios, segundo relato dos próprios produtores e passam a ser destinadas corretamente para a ADIAESP - Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de SP. Após o recebimento, as embalagens são encaminhadas ao posto de recebimento de Valinhos/SP e seguem para a central da ADIAESP em Piedade/SP. Chegando lá, as embalagens são separadas e aquelas que passaram pela Tríplice Lavagem são prensadas e enviadas para a reciclagem aonde serão transformados novamente em embalagens de agrotóxicos. Porém, aquelas que não foram lavadas seguem para incineradores próprios e licenciados, cadastrados pelo INPEV para esta finalidade. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE REALIZAR A TRIPLICE LAVAGEMgarantindo assim o retorno para o ciclo produtivo.

No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – INPEV, entre 2002 e 2016 foram retirados do meio ambiente, mais de 480 mil toneladas de embalagens vazias de defensores agrícolas. Em 2016, 44 mil toneladas do material foram retiradas de circulação.

Estima-se que em 2017 este número se repita. Tais números tornam o país uma referência na logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos.

Gostaríamos de agradecer o apoio de todos os parceiros e envolvidos que contribuíram para que o “Dia do Campo Limpo” fosse realizado com sucesso.

 

Para acessar a galeria de fotos, clique aqui.

 

Fonte: www.adiaesp.com.br, www.inpev.org.br