Domingo, 28 de maio de 2017 | login

Coleta de Pneus

qui, 25/09/2014 - 17:27 -- consorcio

Em setembro de 2014 o CISBRA deu início ao projeto de coleta de pneus. Inicialmente o projeto conta com 2 pontos de coleta, um em Amparo/SP e outro em Socorro/SP. 

Com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS o objetivo do projeto é através da responsabilidade compartilhada, disponibilizar à população e aos comerciantes uma alternativa ambientalmente correta para o descarte de pneus, evitando assim o descarte na natureza, ou pior, a queima.

Reciclanip é a responsável pela coleta. Foi criada em 2007 pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Goodyear, Michelin e Pirelli e, em 2010, a Continental juntou-se à entidade considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo.

O projeto da Reciclanip teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, entidade que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil.

Em 2013, a Reciclanip coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 404 mil toneladas de pneus inservíveis.  Esta quantia equivale a 81 milhões de unidades de pneus de carros de passeio. Um pneu é considerado inservível quando não há mais condição de ser utilizado para circulação ou reforma.

O ponto de coleta instalado em Amparo, além de atender a própria cidade também atende Monte Alegre do Sul, Santo Antônio de Posse, Tuiuti e Morungaba. O segundo ponto, em Socorro, além de atender a própria cidade também atende Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia e Pinhalzinho.

Seguindo as recomendações da Reciclanip, não são aceitos: pedaços de borracha, tiras, pó, lascas ou qualquer outro resíduo de borracha e partes de pneus descaracterizadas.

Com a implantação, os dois pontos do CISBRA fazem parte dos 824 pontos de coleta, com uma média de 70 caminhões transitando diariamente, em todos os dias do ano.

 

Saiba mais em www.reciclanip.org.br

 

Ponto de coleta de Amparo/SP:

Local: Rua Rodrigo de Arruda Botelho - Jardim Camandocaia - Barracão do centro esportivo do trabalhador (bolão)

Horário da coleta: Todas as quartas-feiras das 8h30 às 12h

Cidades atendidas: Amparo, Monte Alegre do Sul, Santo Antônio de Posse, Tuiuti e Morungaba.

 

Ponto de coleta de Socorro/SP:

Local: Rua João Leonardelli, nº 211 - Socorro/SP (Ecoponto de Socorro)

Horário da coleta:  De segunda a sexta - das 08h às 17h e sábado - das 08h às 12h.

Cidades atendidas: Socorro, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia e Pinhalzinho.

 

 

Depoimentos de comerciantes que participaram do primeiro dia de coleta em Amparo:

 

Coleta Realizada em 24/09/2014 no ponto de coleta de Amparo - A.R.I.A.

 

Coleta Realizada em 24/09/2014 no ponto de coleta de Amparo - A.R.I.A.