Projeto Costurando o Futuro é realizado nas cidades consorciadas

Enviado por cisbra em Qui, 15/12/2022 - 09:43

Alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com os objetivos do Consórcio, o Projeto “Costurando o Futuro” surge da necessidade de destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos provenientes da indústria têxtil.
Além de retirar o resíduo totalmente reaproveitável do meio ambiente, o Projeto ainda prevê em objetivos gerais, proporcionar capacitação aos fundos sociais, com o intuito de geração de renda para a população de baixa renda.
O objetivo principal do projeto é o reaproveitamento dos resíduos têxteis gerados na região do Circuito das Águas.
Segundo o IX ENSUS – Encontro de Sustentabilidade em Projeto – UFSC em Florianópolis, o Brasil é um importante produtor de materiais têxteis, pois além de ser, o 5º maior produtor mundial (cerca de 1,8 milhões de toneladas por ano) é também o 7º na produção de fios e tecidos planos e 3º na produção de malhas, garantindo milhões de empregos diretos e indiretos. Sob outra perspectiva, o Brasil produz cerca de 170.000 toneladas de resíduos têxteis por ano e cerca de 80% desses resíduos têm destinos irregulares (aterros).
Conforme estudo, a reciclagem desses resíduos pode promover a diversidade de matérias-primas, instigar o desenvolvimento de métodos criativos e de novos materiais e estimular a economia local e nacional, gerando novos empregos.   
Neste contexto, além do reaproveitamento dos resíduos provenientes da indústria têxtil, o projeto proporciona, a longo prazo, através dos multiplicadores (servidores capacitados no projeto) capacitação dos munícipes em condições de vulnerabilidade com oportunidade de suplementação de renda.
Os Fundos Sociais de Solidariedade, órgão de reconhecido valor pela sociedade na importância da articulação e integração das políticas públicas e ações de promoção social, em especial a assistência e acolhimento da população em vulnerabilidade social tem papel de suma importância, como utilizadores do projeto para geração de renda mantenedora do fundo e como interlocutores da capacitação e sucessivos multiplicadores do “Costurando o Futuro”.

O curso foi realizado em Socorro, Tuiuti, Monte Alegre do Sul e Vargem. Em cada cidade que realizou o curso, alunos de cidades consorciadas adjacentes participam, assim, todo os municípios consorciados receberam o curso.

 

Solicitar Equipamentos

Solicitar Caçamba

Este site usa cookies para te proporcionar melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de privacidade