Pular para o conteúdo principal

Presidente e prefeitos do CISBRA discutem Saneamento e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Brasília

Enviado por Comunicação em

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (CISBRA), Fabio Vinicius Polidoro, participou de reunião com o ministro das Cidades, Jader Fontenelle Barbalho Filho; o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana Denis Eduardo Andia; o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Carneiro Monteiro Picciani; e o deputado federal Baleia Rossi, em Brasília (DF). 

O encontro tratou da liberação de R$ 46 milhões do PAC para a implantação do Plano Regional para Coletas Seletivas Múltiplas, beneficiando os 13 municípios consorciados ao CISBRA. Além do presidente, estiveram presentes os prefeitos Carlos Alberto Martins (Amparo) e Luciano Francisco de Godoi Lopes (Lindoia); o vice-prefeito de Serra Negra, Rodrigo Demattê Angeli; o vereador Tiago Minozzi Faria (Socorro) e o representante de Pinhalzinho, Leodecio Alves de Lima Filho. O assessor parlamentar Arthur Alvares Cruz Neto também acompanhou a reunião. 

“Esse projeto vem sendo desenvolvido há anos e vai estruturar coletas seletivas múltiplas, otimizando o reaproveitamento dos materiais e promovendo avanços no saneamento básico da região. Vamos recolher os produtos recicláveis, fazer a triagem correta e garantir o descarte adequado. É um passo essencial para modernizar a gestão dos resíduos sólidos do Circuito das Águas”, afirmou Fabio.

O investimento permitirá a instalação de centrais de reciclagem nos municípios consorciados, garantindo melhor destinação dos resíduos sólidos. “Agora avançamos para a assinatura do convênio e a implantação do projeto nas cidades. As coletas seletivas múltiplas farão a diferença na estrutura ambiental e na qualidade de vida da população”, completou o presidente do CISBRA.

A concretização do Plano Regional para Coletas Seletivas Múltiplas, abrangendo os 13 municípios consorciados ao CISBRA foi uma das propostas selecionadas pelo Ministério das Cidades através do Novo PAC, Seleções de Resíduos Sólidos, modalidade do Programa de Aceleração do Crescimento no Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes. O resultado consta na Portaria MCid nº 1.119, de 7 de outubro de 2024, publicada no Diário Oficial da União. Foram selecionadas 81 propostas de todas as regiões do Brasil. 

É uma grande conquista para o Circuito das Águas, uma vez que se trata do maior valor de repasse dentre todos os outros projetos selecionados em todo o território nacional. 

O CISBRA, composto pelos municípios de Amparo, Águas de Lindóia, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro, Toledo-MG, Tuiuti e Vargem, atua na gestão compartilhada dos serviços de Saneamento Ambiental para os entes consorciados. O Consórcio se empenha em promover a mudança para um sistema de gestão circular, que promova a sustentabilidade, inclusão social, economia e preservação do Meio Ambiente. 

Solicitar Equipamentos

Solicitar Caçamba

Este site usa cookies para te proporcionar melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de privacidade