Dia Mundial da Água: importância e desafios

Enviado por Comunicação em Sex, 22/03/2024 - 11:00

No dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água. A data visa conscientizar sobre a preservação e uso responsável da água, essencial para a vida no planeta. O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra) enfatiza a importância desse recurso finito e tem, entre seus objetivos, a universalização dos serviços de saneamento básico na região.

A água é um elemento vital para todos os seres vivos, porém, apenas 0,77% da água do planeta está disponível para consumo humano. Essa escassez é agravada pela má distribuição desse recurso. Segundo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável, e milhões de pessoas sofrem com a falta de saneamento básico. Estima-se que, anualmente, 10 milhões de pessoas morram devido a doenças transmitidas pela água.

O tema escolhido para o Dia Mundial da Água 2024 no Brasil é "Água nos Une, o Clima nos Move", destacando a interligação entre a gestão da água e as mudanças climáticas. Em um contexto de aumento desses desafios, é crucial uma governança eficiente e a colaboração entre órgãos federais, estaduais, municipais e a sociedade civil.

A data teve sua origem na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada em 1992 no Rio de Janeiro.

O Cisbra é formado pelos municípios de Amparo, Águas de Lindóia, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Pedra Bela, Pedreira, Serra Negra, Socorro, Toledo-MG, Tuiuti e Vargem.

Solicitar Equipamentos

Solicitar Caçamba

Este site usa cookies para te proporcionar melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de privacidade