Combate à dengue: a mobilização de todos faz diferença!

Enviado por Comunicação em Qui, 29/02/2024 - 09:21

A dengue causa preocupação em todo o país. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a doença viral surge com sintomas como febre alta, dor de cabeça e muscular, manchas vermelhas na pele, indisposição e náusea. Em crianças, os sintomas podem ser confundidos com outras enfermidades. Buscar assistência médica é crucial para o tratamento adequado, assim como repouso e hidratação.

Para combater a dengue, o foco é o Aedes aegypti. A responsabilidade ambiental, além de benéfica para o meio ambiente, impacta positivamente a saúde pública. O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra) enfatiza a importância do descarte adequado de resíduos para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.

As medidas incluem evitar o acúmulo de entulhos, água parada e manter lixeiras tampadas. Também é essencial manter ralos, pias e vasos sanitários protegidos e ter atenção redobrada com plantas aquáticas, garantindo a limpeza dos recipientes e troca de água semanalmente. Trocar a água dos recipientes de animais de estimação diariamente, virar garrafas para baixo e limpar calhas são medidas preventivas cruciais.

A conscientização e a ação coletiva são fundamentais na luta contra a dengue. Todos somos agentes de mudança em prol do meio ambiente e da saúde pública.


O Cisbra é formado pelos municípios de Amparo, Águas de Lindóia, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Pedra Bela, Pedreira, Serra Negra, Socorro, Toledo-MG, Tuiuti e Vargem.

Solicitar Equipamentos

Solicitar Caçamba

Este site usa cookies para te proporcionar melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de privacidade