Cisbra beneficia cidades do Consórcio dando destinação correta de pneus

Enviado por Comunicação em Qua, 24/08/2022 - 10:36

No Brasil, pelo menos 450 mil toneladas de pneus são descartadas por ano. Isso equivale a cerca de 90 milhões de unidades utilizadas em carros de passeio. Quando o descarte é feito de forma errada, os pneus se tornam um problema para o meio ambiente. Eles demoram, em média, 600 anos para se decomporem na natureza e podem, inclusive, se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Por isso, dar a destinação certa para pneus inutilizáveis evita danos ao meio ambiente e à saúde pública.

Atualmente, os 12 municípios integrantes do Cisbra - Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas são beneficiados com a destinação correta dos pneus, sem custos, através de convênio firmado com a RECICLANIP – empresa criada pelos fabricantes de pneus novos - Bridgestone, Goodyear, Michelin, Pirelli, Continental e Dunlop, os pneus são recolhidos sem custos. A RECICLANIP é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de pós-consumo. Suas atividades atendem a resolução 416/09 do CONAMA, que regulamenta a coleta e destinação dos pneus inservíveis (sem utilidade).

Os pneus retirados pela RECICLANIP são levados a empresas de trituração (quando necessário) e de lá são encaminhados para a destinação final. No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para indústria de cimento. Outros usos são na fabricação de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, tapetes para automóveis, fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha. Além disto, projetos com destinação ambientalmente adequada também podem ser beneficiados.

 

Solicitar Equipamentos

Solicitar Caçamba

Este site usa cookies para te proporcionar melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de privacidade