O Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) dando continuidade às ações de fortalecimento das soluções consorciadas e regionalizadas, celebrou nessa sexta-feira, 29 de maio, mais um Protocolo de Intenções (PI) com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (CISBRA). O Protocolo é destinado ao desenvolvimento e cooperação técnica para a gestão, além do gerenciamento de resíduos sólidos.
Para o secretário da SIMA, Marcos Penido, o desenvolvimento da política estadual de resíduos sólidos é uma prioridade de Governo. “A institucionalização de parcerias que o CIRS vem desenvolvendo com os consórcios podem ser levadas a outras ações ambientais. Nosso estado é municipalista, mas no caso dos resíduos só é possível avançar de maneira coletiva, a partir dos consórcios e arranjos regionais para ajudar nossos gestores municipais”, disse.
De acordo com o secretário-executivo do CISBRA, João Batista, esse compromisso vai facilitar o desenvolvimento dos trabalhos. “São Paulo tem hoje uma porta aberta na SIMA, mesmo na quarentena, para apoiar os consórcios nesse momento tão crítico. Nada parou e isso está claro pelo movimento do Secretário Marcos Penido em atender a todo o estado, mesmo de forma virtual”, afirmou.
“Nossa ação focou em expandir e imprimir um ritmo de trabalho diferenciado, com diversas ações para melhorar a qualidade de vida da população de nossa região. Conseguimos ampliar a coleta seletiva e gerar emprego e renda oriundos desse rico recurso que são os RSU”, comentou o presidente do consórcio, André Bozola.
Participaram também da reunião os coordenadores do CIRS, Ivan Mello e José Valverde, além de Sandra Dimis do CISBRA, Wagner Cabelho, responsável pela interface com os consórcios e Sandro Souza.