Carnaval sustentável: como reduzir o impacto ambiental na folia

Enviado por Comunicação em Ter, 06/02/2024 - 17:43

Com a proximidade do Carnaval, surge a preocupação ambiental diante do aumento do consumo e produção de resíduos sólidos. Nesse sentido, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra) alerta para a necessidade da adoção de práticas sustentáveis para aproveitar a festa com respeito ao meio ambiente.

Durante a folia, o consumo excessivo resulta em 40% mais resíduos sólidos a cada ano, segundo o Ministério do Meio Ambiente. A correta separação e descarte desses resíduos são fundamentais para diminuir danos ambientais.

Assim como é uma manifestação de alegria, o Carnaval também pode ser um momento de consciência e respeito ao meio ambiente. Nesse caso, pequenas mudanças fazem a diferença!

Começando pelas fantasias, que também podem ter seu lado sustentável. Antes de adquirir roupas novas, customize peças de outros carnavais e dê vida nova a looks que estavam esquecidos. Opte pelo glitter comestível ou biodegradável, evitando produtos à base de plástico e alumínio. O confete também pode ser feitos a partir de revistas e jornais velhos.

A hidratação também é fundamental. Contudo, é importante equilibrar a saúde com o uso consciente da água. Evite desperdícios e adote medidas para preservar esse recurso essencial à vida humana.


O Cisbra é formado pelos municípios de Amparo, Águas de Lindóia, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Pedra Bela, Pedreira, Serra Negra, Socorro, Toledo-MG, Tuiuti e Vargem.

Solicitar Equipamentos

Solicitar Caçamba

Este site usa cookies para te proporcionar melhor experiência. Ao continuar navegando você aceita nossa Política de privacidade